2014: Ano Internacional da Agricultura Familiar

2014-02-19

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar em reconhecimento da contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a erradicação da pobreza no mundo.

O principal objetivo passa por colocar a Agricultura Familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais de cada país, assinalando as ameaças e as oportunidades para promover uma mudança que conduza a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.

Com a celebração deste Ano Internacional pretende-se sensibilizar os governos e as sociedades para a importância da agricultura familiar na segurança alimentar e na produção de alimentos, sendo, portanto, necessário comunicar o papel socioeconómico, ambiental e cultural relevante que a agricultura familiar assume nos dias de hoje.

No seu discurso no lançamento do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), o diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, destacou o enorme potencial produtivo da agricultura familiar. “Ao optar por celebrar o AIAF, reconhecemos que os agricultores familiares são peças-chave para dar uma resposta à urgência que afronta o mundo hoje em dia: a melhoria da segurança alimentar e a conservação dos recursos naturais”, afirmou.

Face à relevância deste modelo agrícola no nosso país, Portugal associou-se, por iniciativa do Ministério da Agricultura e do Mar, à comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, tendo para o efeito constituído uma Comissão de Honra e uma Comissão Executiva, para promover e acompanhar iniciativas da sociedade civil e de entidades oficiais. (ver caixa ao lado)

O lançamento do AIAF em Portugal realizou-se a 21 de fevereiro, na Assembleia da República. Integrando a comissão executiva da comemoração do AIAF, a Federação Minha Terra marcou presença na cerimónia de inauguração, a convite da Ministra da Agricultura e do Mar.

Saiba mais no site do Ano Internacional da Agricultura Familiar em Portugal.

Seminário Regional Norte “Agricultura Familiar e Sustentabilidade dos Territórios Rurais”, UTAD, Vila Real, 30 de maio.

Seminário Regional Centro “Políticas para Sustentabilidade da Agricultura Familiar”, Escola Superior Agrária de Coimbra, 4 de junho.

Seminário Regional Algarve “Presente e futuro da agricultura familiar algarvia”, DRAP Algarve, 25 de junho.

Seminário Regional Regional Lisboa e Vale do Tejo “Agricultura familiar e fruticultura”, Alcobaça, 5 de julho.

Seminário Regional Alentejo “Agricultura Familiar e Sustentabilidade dos Territórios Rurais”, Universidade de Évora, 9 de julho.

Seminários nos Açores Agricultura Familiar versus Agricultura Sustentável

 

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]