Acerca da Minha Terra
Área de Associados

2ª Chamada de Projetos de Turismo Criativo

2017-09-17

Organizações, entidades e profissionais do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, motivados a desenvolver projetos de turismo criativo e a colaborar com investigadores da área são chamados a candidatar-se até 31 de outubro ao projeto de investigação CREATOUR (“Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”), coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

I13057-IMAGEM2.JPG

Vinte propostas, cinco por cada uma das regiões abrangidas, vão ser selecionadas para darem origem, com a colaboração do projeto CREATOUR, a iniciativas-piloto na área do turismo criativo. As iniciativas-piloto vão ter de ser apresentadas e discutidas no âmbito da participação em Laboratórios de Ideias/“IdeaLabs” (eventos) regionais e nacionais. Por fim, também vão cooperar diretamente na investigação do projeto.

Privilegiam-se projetos suscetíveis de contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis, assentes nos recursos endógenos, e que complementem e fortaleçam a rede e os projetos-piloto existentes (selecionados na 1ª Chamada de Projetos de “Turismo Criativo”).

Cada projeto selecionado vai ser trabalhado com pormenor no contexto de um IdeaLab regional, na primavera de 2018, apresentado num IdeaLab nacional, em maio de 2018, e implementado no verão de 2018.

Projeto CREATOUR

O projeto CREATOUR promove atividades de turismo criativo interativas e à escala humana, construídas com base em tradições culturais locais, aptidões, conhecimentos e práticas artísticas emergentes.

É um projeto nacional de três anos (2016-2019), que visa, através de uma abordagem integrada, pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em Portugal, combinando uma investigação multidisciplinar com o desenvolvimento de uma rede de projetos-piloto de turismo criativo.

Coordenado pelo CES, o CREATOUR tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As submissões podem ser feitas através do formulário online em inqueritos.ces.uc.pt/index.php/131646

Saiba mais sobre o CREATOUR em ces.uc.pt/creatour/, sobre esta 2ª Chamada de Projetos do Turismo Criativo em ces.uc.pt/creatour/#pag_15478 e sobre os 20 projetos-piloto selecionados na 1ª Chamada de Projetos do Turismo Criativo em ces.uc.pt/creatour/pilots/.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4