Acerca da Minha Terra
Área de Associados

1.ª Feira da Dieta Mediterrânica

2013-08-27

Tavira, 6 a 8 de setembro

A promoção da Dieta Mediterrânica - candidatada à UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade - é o principal objetivo do evento, que engloba um mercado de produtores, oficinas, exposições, degustações e passeios no território.

 

A candidatura, na qual Portugal participa através de Tavira, encontra-se em fase de deliberação pela UNESCO.

Esta feira, tendo como ponto central o centro histórico de Tavira, visa contribuir para o Plano de Salvaguarda apresentado à UNESCO, valorizar e divulgar os produtos e as atividades da Dieta Mediterrânica, bem como as culturas relacionadas com o estilo de vida mediterrânico, envolvendo a comunidade, instituições públicas, associações e empresas.

É uma organização da Câmara Municipal de Tavira, em parceria com a CCDR do Algarve, a DRAP Algarve, Turismo do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e associações In Loco e Terras do Baixo Guadiana.

O projeto Cordão Verde (Associação In Loco) organizará o mercado de produtores agrícolas, artesãos e atividades económicas locais.

Sabia que?

O termo Dieta Mediterrânica deriva do grego diaita que significa estilo de vida.

Ao longo dos últimos três mil anos, em torno da bacia do Mediterrâneo, sociedades humanas desenvolveram um estilo de vida, transmitido de geração em geração, o qual integra conhecimentos diversos e técnicas de produção agrícola, de navegação e pescas, rituais simbólicos e festividades cíclicas, sociabilidades e convivialidades e um modelo alimentar.

Documentos Anexos:

Cartaz-Programa

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4